Cultura

Edição do Circuito do Café de Pernambuco homenageia artistas locais

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/09/2017 às 10:45

6ª edição do Circuito do Café inicia neste domingo (3)
Foto: divulgação

Inicia neste domingo (3) a 6ª edição do Circuito do Café de Pernambuco, em Caruaru, no Agreste. A novidade do evento, que tem como tema "Café com Cultura", para este ano, é a homenagem aos artistas locais. Maria Alves, Seba, Severino Florêncio, Azulão, Elifas Júnior, Mestre Dila, Valdir Santos, Maestro Mozart e Onildo Almeida serão os homenageados durante o circuito.

Uma abertura oficial foi preparada para o evento, às 16h, na Avenida Agamenon Magalhães. Na ocasião, haverá apresentações musicais dos artistas homenageados nesta edição, apresentação dos cafés e das cafeterias participantes. Durante o evento, cada personalidade será homenageada através de uma receita de café que é preparada especificamente para o projeto e estará disponível até o final do circuito. O coordenador da Câmara Setorial da Gastronomia, Renato Machado, afirma que a expectativa é de um crescimento de 15 a 20% maior de público em comparação à edição do ano passado.

A edição segue até o dia 2 de outubro, e contará com a participação de nove cafeterias da cidade.

Homenageados do 6º Circuito do Café de Pernambuco

Maria Alves Atriz, encenadora, professora de teatro, pedagoga e mestra em Educação Contemporânea. É uma profissional reconhecida pelas suas relevantes contribuições nas áreas de Teatro, Arte na Educação, Educação Estética, Crianças e Infâncias.

Seba Sebastião Alves Cordeiro Filho, conhecido como Seba, criou o Teatro de Mamulengos há 33 anos. Como diretor e fundador do Teatro Mamusebá encanta gerações e emociona com seus mamulengos, dentre eles os mais famosos são Benedito, Tenente Zeca Galo.

Severino Florêncio Natural de Bezerros, está há 35 anos envolvido com as artes cênicas em Caruaru. Na década de 70, participou do grupo de jovens da Igreja do Rosário, depois foi convidado para integrar o grupo de Teatro do TEA (Teatro Experimental de Arte).

Azulão Francisco Bezerra de Lima, conhecido como Azulão pelo hábito de se apresentar vestido de azul, vem emplacando sucessos do forró desde a década de 60. Suas músicas mais conhecidas são Dona Tereza, Nega Buliçosa, Caruaru do passado e Mané Gostoso.

Elifas Júnior Pernambucano de Caruaru, começou sua carreira tocando em barezinhos. Ao longo dos anos, fez mais cinco discos de vinil e cinco CDs.

Mestre Dila José Soares da Silva, patrimônio vivo do Estado, cidadão caruaruense aos 80 anos, desde adolescente faz cordéis que o levaram a produzir a xilogravura e a linogravura.

Valdir Santos Cantor e compositor caruaruense. Sua carreira como músico profissional teve início, em 1989, acompanhando Elifas Júnior, Azulão e outros. Sua discografia tem elementos e raízes de nossa terra.

Maestro Mozart Ficou famoso após ter sua vida contada no filme Orquestra dos Meninos, no qual o ator Murilo Rosa interpretou o papel do maestro.

Onildo Almeida Compositor que teve sucessos gravados por artistas como Gilberto Gil e Luiz Gonzaga, ficou famoso com a canção A Feira de Caruaru, em 1957, gravada em 34 países.