Serviço

Prefeitura de Caruaru realiza 'Dia D do Combate à Leishmaniose'

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/09/2017 às 12:15

A Secretaria de Serviços Públicos, através da Gerência de Proteção Animal (GPA) da Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realizará o Dia D do Combate à Leishmaniose, na próxima quarta-feira (27), das 9h às 13h, na sede da GPA. O evento contará com palestras, sorteios de brindes e de 50 encoleiramentos, entre os participantes. A entrada é gratuita.

Dia D de combate à Leishmaniose acontece nesta próxima quarta-feira (27)
Foto: Divulgação/ Assessoria

A Secretaria de Saúde vai participar da ação com 15 profissionais. Serão fornecidos 50 testes diagnósticos para Leishmaniose visceral em cães, vacinação antirrábica pra cães e gatos, e palestras com temas de educação em saúde sobre leishmaniose visceral, transmissão, situação do cão e prevenção.

A Sede da Gerência de Proteção Animal (GPA) fica na Avenida Rádio Cultura do Nordeste, nº 1000, Bairro Indianópolis.

O que é a Leishmaniose?

A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp, que é transmitido pela picada do mosquito flebótomo infectado, também conhecido como mosquito palha. É considerada uma zoonose, podendo acometer o ser humano e cães. Nos caninos de estimação, ela é conhecida como Leishmaniose Visceral Canina.

A confirmação da doença só pode ser feita através de exame sorológico específico. Alguns sintomas que estão associados à doença e que podem levar o proprietário a desconfiar da enfermidade são: dermatites, feridas na pele que nunca cicatrizam, febre, emagrecimento progressivo, fraqueza, falta de apetite, lesões oculares e sangramentos nas formas mais graves.