Cultura

Artistas caruaruenses são habilitados ao Prêmio Culturas Populares

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/09/2017 às 12:15

Sebá Alves está há 35 anos no mundo da arte à frente do Teatro de Mamulengos
Foto:Divulgação/ Assessoria

João do Pife foi um dos artistas habilitados
Foto:Divulgação/ Assessoria

Dez artistas caruaruenses inscritos pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC) na premiação foram habilitados na primeira fase do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, oferecido pelo Ministério da Cultura.

Mestre Dila, Marliete Rodrigues, Sebá Alves, Casa do Pife, Mazurca Pé Quente do Alto do Moura, Boi Tira-Teima, Manuel Eudócio (in memoriam), Mestre Luiz Antonio, Severino Pereira dos Santos e Seu João do Pife tiveram seus trabalhos inscritos com a ajuda da FCTC.

Para Sebá Alves, há 35 anos no mundo da arte à frente do Teatro de Mamulengos, ser aprovado na primeira fase já é um privilégio. Ter nosso trabalho reconhecido já é uma premiação e mostra que estamos no caminho certo, comemora Sebá, que se autodenomina operário da arte. Entre os critérios avaliados para obter a premiação, estão contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Sobre o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros

Foi lançado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, no dia 22 de junho de 2017. Vai premiar 500 iniciativas, em todo o País, que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Exemplos dessas iniciativas são o cordel, a quadrilha, o maracatu, o jongo, o cortejo de afoxé, o bumba-meu-boi e o boi de mamão, entre outros.