Políticas públicas

Caruaru sedia encontro de secretarias municipais de Saúde de PE

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 05/10/2017 às 10:15

Presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira
Foto: Giovani Gomes/Rádio Jornal Caruaru

A 66ª edição do Encontro e Assembleia Geral do Conselho de Secretarias Municipais de Pernambuco é realizada a partir desta quinta-feira (5) em Caruaru, no Agreste do Estado. O conselho completa 30 anos de fundação este ano.

A cidade foi escolhida porque Caruaru sediou o 1º encontro, que hoje é considerado o maior evento de saúde pública de Pernambuco. O evento reúne secretários e secretárias municipais e técnicos dos 184 municípios do Estado e de Fernando de Noronha.

As discussões do encontro giram em torno da gestão e políticas públicas para a saúde, com temas como "Crise Política e Econômica, Ajuste Fiscal, EC 95: Repercussão para o SUS; a Regionalização do SUS; Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) e Financiamento.

A abertura oficial conta com a presença do presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMES), Mauro Junqueira, e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Pernambuco (COSEMS), Orlando Jorge. Também estarão presentes representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Fiocruz e Amupe.