Economia

Comércio de Caruaru funciona normalmente nesta segunda-feira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/10/2017 às 11:35

Comércio do centro estará funcionando normalmente na segunda-feira (16)
Foto: divulgação/Leonardo Santos

As lojas do comércio de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, funcionarão normalmente nesta segunda-feira (16). Em outras cidades da região, na terceira segunda-feira do mês de outubro é comemorado o Dia do Comerciário. Porém, na Capital do Agreste, a data já foi comemorada na terceira segunda-feira de julho.

A mudança foi estabelecida na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2017/2018, celebrada entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Caruaru (Sindecc), com mediação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Desta forma, na próxima segunda (16), o comércio do centro estará aberto, assim como a Feira da Sulanca e os shoppings da cidade. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a intenção foi transferir o feriado para uma data em que o comércio não tenha movimentação intensa. Com a proximidade das vendas de fim de ano, alguns setores já começam a ficar aquecidos em outubro.

Supermercados

Já os supermercados e similares de Caruaru estarão fechados no dia 16 de outubro. Segundo o Sindloja, para esta categoria, o Dia do Comerciário será comemorado na próxima segunda-feira (16). Desta forma, estes funcionários não poderão praticar jornada de trabalho. As empresas deste ramo são regidos por outra CCT, celebrada entre o Sindloja e o Sindicato Intermunicipal dos Empregados nas Empresas de Supermercados e Similares de Pernambuco (Sessepe).