Sujeira

MPPE recomenda que Prefeitura de Verdejante retire lixo da BR-232

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/10/2017 às 15:34

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Verdejante, no Agreste de Pernambuco, Haroldo Silva Tavares, que restabeleça a coleta de lixo regular e ordene a limpeza imediata do acúmulo irregular de lixo às margens da BR-232. Em 2012, um inquérito civil foi instaurado sobre a irregularidade e cinco anos depois, a situação segue a mesma.

O lixo foi percebido por um oficial de Justiça, que ao passar pelo local, registrou em fotografias a área atingida pela sujeira. O MPPE também recomendou que o prefeito do município aumente a fiscalização, sobretudo na área indicada, assim como a periodicidade das coletas. A prefeitura também edve desenvolver o trabalho de educação e conscientização ambiental entre os moradores.

Segundo o MPPE, a utilização de um "lixão" para disposição final dos resíduos sólidos está em "completo desacordo" com o que prescreve as normas jurídicas em vigor. Após o cumprimento da recomendação pela prefeitura, a Promotoria de Justiça deverá ser informada sobre as medidas efetivadas. O não cumprimento da recomendação dentro de 45 dias implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis.