Ações

Semana de Mobilização para combater Aedes aegypti tem programação em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/10/2017 às 10:27

Semana de Mobilização de Combate ao mosquito Aedes aegypti é nacional
Foto: arquivo/Agência Brasil

A Semana Nacional de Mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti conta com programação até sexta-feira (27) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As atividades incluem palestras, apresentações de teatro em unidades básicas de saúde, orientações sobre o combate ao mosquito, visitas com agentes de endemias e um mutirão no Alto do Moura.

O evento é realizado pelas secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. As ações devem conscientizar a população sobre os riscos causados pela proliferação do mosquito, que transmite doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya.

A programação também inclui ações do projeto Gestante Segura, no qual agentes de endemias fazem o bloqueio e eliminam focos do mosquito na residência e nos locais que a gestante frequenta. Para participar, a mulher grávida deve preencher um cadastro na unidade de saúde de seu bairro, e os agentes farão o acompanhamento mensal durante a gestação, com o objetivo de minimizar o risco de exposição ao vírus.

Orientações contra mosquito

As orientações para fortalecer o combate ao Aedes aegypti são tampar bem a caixa de água; trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana; não deixar lixo jogado; limpar as calhas de água; limpas as piscinas; colocar areia nos pratos de plantas, entre outras.