Novembro

Serra Talhada recebe 13º Encontro Nordestino de Xaxado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/10/2017 às 11:12

Encontro reúne mais de 20 grupos de xaxado de todo o Nordeste
Foto: Alvaro Severo Pereira Lima/divulgação

O município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, sedia de 1º a 5 de novembro a 13ª edição do Encontro Nordestino de Xaxado. O evento reúne mais de 20 grupos de xaxado de todo o Nordeste, além de convidados das regiões Sul e Norte.

A programação acontece na Estação do Forró e polos descentralizados, como Ceu das Artes, em feiras livres e escolas públicas. Os locais são espaços emblemáticos da batalha cultural da cidade.

O encontro conta ainda com oficinas de danças, palestras sobre patrimônio, feira de artesanato da região, mostra de comedoria sertaneja, apresentações musicais, passeio turístico ecológico ao Sítio Passagem das Pedras (onde Lampião nasceu) e à Fazenda Pedreira (do primeiro inimigo de Lampião, Zé Saturnino); e o Baile Perfumado, no Clube da Fazenda São Miguel, com Assisão.

Este ano, o Encontro Nordestino de Xaxado presta homenagem ao bicentenário da Revolução Pernambucana e aos 120 anos de nascimento de Lampião. Os grupos selecionados e convidados para o evento têm trajetória de luta e resistência na região e em suas respectivas cidades. O encontro conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.