Sustentabilidade

Intervenção urbana é realizada às margens do Rio Ipojuca, em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/10/2017 às 11:07

Ação é realizada no Rio Ipojuca, na Avenida Lourival José de Silva, em Caruaru
Foto: Giovani Gomes/Rádio Jornal Caruaru

Uma intervenção urbana foi realizada na manhã desta quinta-feira (26) às margens do Rio Ipojuca, no centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e chamou a atenção das pessoas que passaram pela Avenida Lourival José da Silva. Na performance, os artistas Rossendo Rodrigues e Marina Mendo, do grupo Ecopoética, do Rio Grande do Sul, ficam dentro de uma rede de lixo.

A performance "Dilúvio MA" tem inspiração na dança japonesa e no conceito MA, que significa "vazio". O objetivo é "chamar a atenção para responsabilidade de tudo que é descartado na natureza" e para a urgência do tratamento das questões ambientais e sanitárias.

De acordo com o coordenador de artes e cultura do Sesc Caruaru, Severino Florêncio, a ação é importante para chamar a atenção das pessoas para o problema. "O Rio Ipojuca é o terceiro rio mais poluído do mundo, a gente afirmar isto é muito triste. É por isto que às vezes a gente não presta atenção no que está acontecendo, faz vista grossa. Todos nós, ao meu ver, somos responsáveis", afirma.

Atores ficam dentro de rede com lixo sobre o rio
Foto: Giovani Gomes/Rádio Jornal Caruaru

A ação faz parte do projeto Palco Giratório, promovido pelo Sesc em todo o País. Na noite de quarta-feira (25), uma roda de conversa sobre arte e sustentabilidade foi realizada. O projeto Ecopoética é desenvolvido desde 2013 com a proposta de buscar poéticas de sustentabilidade por meio de performances no ambiente urbano que conscientizam a população sobre sustentabilidade.

Palco Giratório

O Palco Giratório é um projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas e intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos de gêneros variados em todos os estados brasileiros, desde 1998.