Aviso

Apac alerta para baixa umidade no Sertão de Pernambuco

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/10/2017 às 12:03

Umidade relativa do ar atingiu 14% em Serra Talhada
Foto: divulgação/PE de A a Z

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso de umidade baixa para esta segunda-feira (30) e terça-feira (31) no Sertão de Pernambuco. A umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 20%.

De acordo com o alerta, a presença de uma massa de ar seco sobre o Nordeste "propicia uma acentuada elevação da temperatura e valores baixos de umidade relativa do ar".

No domingo (29), a umidade relativa do ar atingiu 14% em Serra Talhada, 16% em Petrolina, 18% em Floresta e 19% em Ouricuri. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível considerado aceitável deve estar acima dos 50%.

Alguns dos problemas decorrentes da baixa umidade do ar são complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento das mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Cuidados

Os cuidados do estado de alerta (entre 12 e 20%) são evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, entre outros; permanecer em locais protegidos do sol; consumir água à vontade; evitar aglomerações em ambientes fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas.