Abastecimento

Audiência pública discute problemas estruturais da Barragem de Jucazinho

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 30/10/2017 às 10:12

Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, está em colapso desde setembro de 2016
Foto: divulgação/Compesa

Uma audiência pública será realizada nesta terça-feira (31), às 10h, para discutir os problemas estruturais da Barragem de Jucazinho, localizada na zona rural de Surubim, no Agreste de Pernambuco. O encontro será realizado na Câmara de Vereadores de Limoeiro, também no Agreste.

A discussão será promovida pela comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e pela Frente Parlamentar de Perenização, Despoluição e Revitalização da Bacia do Capibaribe. Os deputados José Maurício (PP) e José Humberto (PTB) irão dirigir os trabalhos.

Prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de associações e organizações não governamentais são esperados na audiência pública, além de membros da sociedade civil. Um relatório será montado com as propostas abordadas no encontro e encaminhado ao Governo Federal. O objetivo é exigir investimentos maiores no reservatório.

Jucazinho em colapso

Com capacidade para acumular 327 milhões de metros cúbicos de água, a Barragem de Jucazinho está em colapso desde setembro de 2016. O sistema abastece os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas, Cumaru, Passira, Salgadinho, Casinhas, Surubim, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Toritama, Caruaru, Bezerros e Gravatá, além de diversos distritos e povoados dos 15 municípios que fazem parte do sistema integrado.