Segurança

Entrega do Biesp é marcada para 14 de novembro em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 31/10/2017 às 14:58

Governador Paulo Câmara vistoriou instalações do Biesp em Caruaru
Foto: Aluisio Moreira/SEI/divulgação

O Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp) será entregue no dia 14 de novembro em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB), durante vistoria ao local em que vai funcionar o batalhão. A unidade vai contar com 300 policiais militares para reforçar a segurança da região Agreste.

De acordo com o Governo do Estado, a unidade está parcialmente estruturada e vai atuar no combate a tráfico de drogas, assaltos, porte ilegal de armas e desarticulação de grupos de extermínio, com atenção especial ao patrulhamento e ações nas áreas rurais. O Biesp vai contar com Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito.

O governador Paulo Câmara acredita que o novo batalhão irá reforçar a segurança na região. "Com o Biesp entrando em funcionamento com toda a sua capacidade, vai ajudar muito na melhoria da segurança de Caruaru e vai dar um apoio fundamental à região do Agreste. É um esforço redobrado, mas eu tenho certeza de que a gente vai finalizar o ano de 2017 com redução no número de homicídios", afirmou.

Para o comandante do Biesp, tenente-coronel Menezes, a população já sente diferença com o reforço de 140 novos policiais, que chegaram às ruas em outubro. Este efetivo será incorporado ao novo batalhão a partir de novembro.

Números

De acordo com o Governo do Estado, em outubro Caruaru registrou uma redução de 50% dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI), em relação ao mês de setembro. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que, de janeiro a setembro deste ano foram registrados 217 homicídios em Caruaru. No ano passado inteiro, foram 225 assassinatos na cidade.