Deficientes intelectuais

Instituições protestam contra falta de repasses em Caruaru

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 08/11/2017 às 9:49

Protesto é em frente ao prédio em que funciona o gabinete da prefeita Raquel Lyra
Foto: Giovani Gomes/Rádio Jornal Caruaru

Membros e famílias de pessoas atendidas por três instituições que cuidam de deficientes intelectuais fazem um protesto na manhã desta quarta-feira (8) em frente ao prédio em que funciona o gabinete da prefeita Raquel Lyra, na praça Pedro de Souza, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De janeiro até agora, as instituições estão sem receber uma verba que é destinada a estas organizações, por meio do Fundo Nacional de Assistência Social.

A Unidade Especializada de Caruaru (Unecar), o Grupo Especializado de Reabilitação (Gerpe) e a Unidade Especializada de Pernambuco (Unerpe) recebiam, cada uma, mais de R$ 10 mil para fazer a manutenção das casas, pagar funcionários e prestar os serviços. As organizações atendem cerca de 70 pessoas e necessitam de doações e repasses do Governo Federal e municipal para continuar prestando serviços ao público.

A coordenadora administrativa da Unecar, Kelma Florêncio, diz que as instituições estão reivindicando direitos. "Estamos trabalhando desde janeiro e não houve repasse da prefeitura. Brasília manda e a prefeitura não repassou, por burocracias. Eles sempre dizem que estão analisando e nunca acaba", lamenta.