Medicina

II Jornada Internacional Sul-Americana de Radiologia é realizada em Petrolina

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/11/2017 às 10:47

Foto: divulgação

A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebe no próximo sábado (11) a II Jornada Internacional Sul-Americana Multidisciplinar de Radiologia do Vale. Este ano, o tema é "Trauma no Esporte". A Jornada é considerada o maior evento de diagnóstico por imagem e radiologia intervencionista do Vale do São Francisco. O evento conta com a parceria do Sistema Jornal do Commercio Interior (SJCC Interior).

A expectativa da organização é receber mais de 150 pessoas. Nomes do Brasil e das Américas farão palestras no evento. Os destaques da programação são Adonis Manzella (Recife); Darwin Fernandez (Lima, Peru); Perrc Antônio (São Paulo); Alécio Brasileiro (Salvador); Fernando Mesquita (São Paulo); Ygor Barbosa (Paraíba); Thales Saad (Rio de Janeiro), Armando de Abreu (Porto Alegre, RS). Nomes locais, como Anderson Armstrong, Paulo Adriano e Danilo Sobreira, também estão na programação.

O evento será das 7h às 18h no Senac Petrolina e contará com a presença de médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, técnicos em radiologia, cirurgiões bucomaxilofacial, enfermeiros, imaginologistas e estudantes. As inscrições podem ser realizadas através do site www.radiologiadovale.org. A Jornada de Radiologia do Vale tem foco no desenvolvimento acadêmico/científico e estimula a Educação Continuada.

De acordo com o organizador do evento, o médico Américo Mota, os exames por imagem têm um papel essencial no diagnóstico precoce de traumas. "Todo atleta profissional ou amador que treina frequentemente e de forma intensa está suscetível a sofrer lesões, principalmente aqueles que realizam seus treinos sem uma preparação correta. Todas essas lesões osteomusculares e ligamentares podem ser em consequência de traumas ou trabalho excessivo da musculatura, afetando significativamente os músculos, tendões e estruturas ósseas da região acometida. Assim, o debate multidisciplinar sobre a traumatologia é peça chave do sucesso do tratamento e reabilitação precoces desses atletas", afirmou.

Confira a programação:

Início às 7h

Américo Mota - Esporte, Arte e Radiologia: O olho que tudo vê
Danilo Sobreira - Handebol: Lesão SLAP - O que cirurgião quer saber na avaliação por imagem pré e pós operatória do ombro
Adonis Manzella - Novidades sobre Meios de Contraste
Anderson Armstrong - Morte Súbita em Atletas
Darwin Fernandez - Corrida: Coalizão Tarsal
Perrc Antônio - Instabilidade patelofemoral: o que o técnico de radiologia deveria saber sobre posicionamento e medida de TA-GT
Alécio Brasileiro - Avanços na Fisioterapia: Avaliação cinemática para atletas amadores

Retorno às 13h30

Fernando Mesquita - Jovens atletas: Displasia do quadril do adulto e impacto femoroacetabular
Américo Mota - Pubalgia em Atletas
Darwin Fernandez - Futebol: Instabilidade femoropatelar
Paulo Adriano - Estratégias do Fisiologista Esportivo com atletas paraolímpicos
Ygor Barbosa - Trauma Abdominal: Miscelânea de casos curiosos!
Thales Saad - Instabilidade Carpal
Américo Mota - O Dedo de Michelangelo