Evento

Semana Cultural Afro Brasileira com programação em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/11/2017 às 9:38
NOTÍCIA
Leitura:

Semana Cultural Afro Brasileira começa nesta segunda-feira (20) e segue até o próximo domingo (26)
Foto: divulgação

Uma programação alusiva à Semana Cultural Afro Brasileira começa nesta segunda-feira (20) e segue até o próximo domingo (26) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Nesta segunda é lembrado o Dia da Consciência Negra. O evento - gratuito - conta com roda de diálogo, cine-debate, concurso de beleza negra, oficina cultural, aula-espetáculo, entre outros.

O destaque da programação será a Caminhada dos Povos de Terreiros, no próximo sábado (25), com concentração no Marco Zero, a partir das 15h, em direção à Estação Ferroviária. Na sexta (24), haverá a entrega do título de Notório Saber da Cultura Afro Brasileira, no Memorial da Cidade de Caruaru, com o lançamento da exposição Mama África - Interfaces do Feminino, do Sagrado e da Ancestralidade, a partir das 18h30.

Os homenageados que receberão a honraria são a artista plástica Daniele Guerreiro, o artesão e artista plástico Shivo, Ivanilda Oliveira (Boi Mimoso), o músico da banda de pífanos Dois Irmãos e remanescente quilombola Marcos Antônio, o músico Carlinhos Aril, Dani Santos (da marca AYO), Bertanara Mota (Produtora Bará Cultural), o professor e militante José Laércio, Chris Mendes (membro do Abayomi), Jeremias Aquino (youtuber do canal A Cor do Axé) e o Babalorixá Flávio Kiamba. O evento é aberto ao público.

As ações são realizadas pela Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Políticas para Mulheres, Ordem Pública, Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, Fundação de Cultura e Turismo. Ainda estarão envolvidos no evento diversos colaboradores e grupos da sociedade civil organizada, como Coletivo Afro Brasileiro Bará Àsá, Bará Cultural Produções, AYO, Canal a Cor do Axé, Instituto de Cultura Afro Brasileira Abayomi, Fafica, Fundarpe e Coletivo de Terreiros de Caruaru.

Mais Lidas