Economia

Comércio e Feira de Caruaru funcionarão aos domingos no fim do ano

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/11/2017 às 10:39

Lojas do centro poderão abrir aos domingos no fim do ano
Foto: divulgação

O comércio do centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, irá funcionar aos domingos durante o período de fim de ano, a partir do próximo fim de semana. De acordo com o Sindicato dos Lojistas (Sindloja), a medida é uma forma de fomentar ainda mais a economia do município. O comércio também segue o calendário de realização da Feira da Sulanca, que além da segunda-feira, será realizada aos domingos, a partir do dia 26 de novembro.

As datas das "feiras gordas" são 26 e 27 de novembro, 3 e 4 de dezembro, 10 e 11 de dezembro e 17 e 18 de dezembro. A Sulanca tem mais de 10 mil bancos e 500 lojas no entorno. Para estimular ainda mais as vendas, uma promoção de fim de ano está sendo realizada: a cada R$ 50 em compras nos bancos e lojas credenciadas, o cliente ganha um cupom para concorrer a prêmios.

No centro da cidade, os lojistas poderão abrir os estabelecimentos nos dias 26/11 e 3, 10, 17 e 24 de dezembro. A véspera de Natal é uma das datas mais aguardadas pelos comerciantes. O horário de funcionamento das lojas aos domingos é de 8h às 18h.

Regras

Os comerciantes interessados em abrir as lojas aos domingos terão que enviar comunicado ao Sindloja e ao Sindicato dos Comerciários (Sindecc) contendo a relação dos empregados que irão trabalhar, acompanhada das respectivas folgas, sempre antecedendo ao domingo a ser trabalhado. A empresa também deverá deixar claro caso conte com trabalhador diarista. O funcionário não poderá trabalhar dois domingos consecutivos.

Os funcionários que trabalharem aos domingos deverão receber ajuda de custo no valor mínimo de R$ 43,50; garantia de intervalo de duas horas para refeição e descanso ou de uma hora com a concessão de almoço pelo empregador; vale-transporte ou o equivalente em dinheiro, quando necessário para o empregado.