Economia

13ª Feira de Turismo Rural será de 28 a 30 de novembro em Gravatá

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/11/2017 às 14:20

Setor do turismo rural cresce 6% ao ano
Foto: divulgação/Sebrae

Desta terça-feira (28) até a próxima quinta-feira (30) será realizada a 13ª edição da Feira de Turismo Rural (Ruraltur) no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O evento é uma iniciativa nacional do Sebrae, realizado em parceria com a Associação Pernambucana de Turismo Rural (Apeturr), Empetur e Prefeitura de Gravatá.

O objetivo da feira é conectar as diferentes matrizes culturais dos estados brasileiros com a disseminação de informações, redes de contatos, conhecimentos técnicos e comercialização de destinos turísticos. O tema deste ano é Turismo Rural, a Produção Associada e Economia Criativa, com a valorização dos elementos e referenciais do campo.

A programação do evento inclui feira de produtos e serviços, caravanas estaduais e regionais, rodadas de negócios, Cine - Benchmarking, apresentação de cases de sucesso, rodas de conversa empresarial, visitas técnicas, seminários, mostras culturais, entre outros.

Feira inclui palestras e seminários
Foto: divulgação/Sebrae

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, 3% dos turistas escolhem viajar para o campo. Segundo o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural e Equestre (Idestur), o setor cresce 6% ao ano. As regiões Norte e Nordeste somam 20% da demanda pelo turismo no campo.

Ruraltur

O evento nasceu na Paraíba e já foi realizado no Rio Grande do Norte, Ceará e outros estados. Neste ano, em Pernambuco, a parceria com a Apeturr tem buscado aprimorar a gestão, a inovação, a competitividade e a aproximação entre os setores do governo e do mercado, possibilitando a ampliação do turismo rural e a divulgação das riquezas presentes no campo.

Confira a programação:

28 de novembro (terça-feira)

13h às 22h:
- Credenciamento
14h às 16h:
- Seminário Cooperação e Formação de Parcerias para o Desenvolvimento do Turismo Rural (Tânia Zapata - Especialista em Desenvolvimento Econômico e Regional)
16h às 22h:
- Espaço de Exposição
19h às 22h:
- Apresentações Culturais

29 de novembro (quarta-feira)

8h às 12h:
- Visitas Técnicas
14h às 16h:
- Painel Desenvolvimento Territorial vinculado a Economia Criativa e ao Turismo Rural (Júlio Ledo - Especialista em Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade | Cássio Garkalns - Mestre em Turismo e Especialista em Gestão de Destinos Turísticos | Joaquim Cartaxo - Sebrae Ceará)
- Seminário Economia Criativa e Turismo Rural (Cláudia Leitão - Consultora em Políticas Públicas para a Economia Criativa)
16h às 22h:
- Espaço de Exposição

30 de novembro (quinta-feira)

8h às 12h:
- Visitas Técnicas
14h às 16h:
- Painel sobre Turismo Inteligente e Caso de sucesso: Voucher Digital de Bonito/MS com Cícero Ramos Peralta. (Heleni Queiroz Riginos, Especialista em Destinos Turísticos Inteligentes, Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, e Augusto Mariano, Secretaria de Turismo de Bonito)
- Seminário Marketing para Promoção do Turismo Rural (Flávio Eduardo Zardo - Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo).

16h às 22h:
- Espaço de Exposição