Senac

Evento do Programa Eleitor do Futuro é realizado em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/12/2017 às 10:02

Programa Eleitor do Futuro é realizado no Centro de Convenções, em Caruaru
Foto: Giovani Gomes/Rádio Jornal Caruaru

O Programa Eleitor do Futuro é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) nesta quarta-feira (6) no Centro de Convenções do Senac, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O programa tem como objetivo estimular a formação política de crianças e jovens, destacando a importância da democracia.

No evento, estão sendo apresentados exemplos pessoais de superação, como a história de vida do Maestro Bitonho, que coordena um projeto social da Prefeitura de Caruaru, e do juiz da 5ª Vara Cível de Caruaru, José Fernando Souza Santos. O evento conta com a presença do presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos Figueiredo.

O programa existe desde 2006 e é executado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE. O Eleitor do Futuro promove e capacita crianças e adolescentes de sete a 16 anos sobre educação política, por meio de atividades pedagógicas, como palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas.

Evento inclui palestras e outras atividades lúdicas para formar crianças e jovens
Foto: Giovani Gomes/Rádio Jornal Caruaru

Além disto, o programa usa instrumentos lúdicos, como peças teatrais, gincanas e atividades recreativas, que tem como objetivo esclarecer os jovens sobre o papel do voto na construção de uma cidadania efetiva e na consecução de melhorias para a comunidade em geral.

Palestras

Antes do evento desta quarta-feira, os servidores do TRE-PE Eduardo Sérgio Japiassú (secretário da EJE-PE), José Jeovane Vieira Ramos (coordenador do Programa) e Álvaro Pastor do Nascimento (chefe do Cartório Eleitoral do município de Altinho) ministraram, em novembro, palestras para 530 estudantes de seis escolas da Gerência Regional de Educação Centro Norte (Caruaru): Escola Elisete Lopes de Lima Pires e Escola Professor Vicente Monteiro (Caruaru); EREM Agamenon Magalhães (São Caetano); EREM Manoel Bacelar (Riacho das Almas); EREM Maria de Lourdes Temporal (Cupira); e Escola Estelita Timóteo (Toritama).