Investigação

Suspeito de matar pai e filho de sete anos em Toritama é preso

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/12/2017 às 12:07

Detalhes da prisão foram divulgados na manhã desta quarta-feira (13) em coletiva de imprensa em Caruaru
Foto: divulgação/Polícia Civil

Um homem foi preso suspeito de matar pai e filho em Toritama, no Agreste de Pernambuco. José Iranildo da Silva, 35 anos, e o filho dele, de sete anos, foram assassinados na entrada da cidade, na última sexta-feira (8). Os detalhes da prisão foram divulgados na manhã desta quarta-feira (13) em coletiva de imprensa em Caruaru, também no Agreste.

Suspeito preso tem características semelhantes ao do retrato falado
Foto: divulgação/Polícia Civil

De acordo com o delegado Flaubert Queiroz, o suspeito, de 30 anos, foi preso em cumprimento a mandado de prisão temporária após denúncias. Ele foi encontrado em um restaurante no município de Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste.

Segundo o delegado, em depoimento, o suspeito nega "com veemência" que tenha participado do crime. Como álibi, ele alega que estava em Santa Cruz no dia do duplo homicídio. Porém, pelo fato de uma testemunha ter reconhecido o homem como autor do crime e a aparência dele ser semelhante ao retrato falado confeccionado pelo Instituto Tavares Buril (ITB), ele permanecerá preso até o esclarecimento das informações.

Flaubert Queiroz informou que tanto o suspeito como o pai da criança trabalhavam como seguranças, mas ainda não se sabe se os dois eram conhecidos. "Se ficar constatado que ele foi realmente um dos autores, pediremos a conversão [da prisão] em preventiva", explicou o delegado. Outras duas pessoas teriam participado do duplo homicídio e estão sendo procuradas.

A principal hipótese da Polícia Civil é que trata-se de um crime de execução por vingança. A vítima maior de idade, José Iranildo, era suspeita de cometer vários homicídios e tinha fama de "justiceiro" na região. A polícia também não sabe se os suspeitos tinham a intenção de matar a criança ou se o menino foi vítima de bala perdida, já que estava na moto com o pai.

Relembre o crime

O duplo homicídio aconteceu na última sexta-feira (8), quando era feriado municipal em Toritama. Pai e filho foram assassinados às margens da BR-104, na entrada da cidade, quando trafegavam em uma motocicleta. O crime teria sido cometido por três homens em um carro. Dois deles teriam desembarcado do veículo e efetuado os disparos. As vítimas morreram no local.