Alfabetização

Seminário "Pernambuco pela Educação" é realizado em Petrolina

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 18/12/2017 às 11:29

Seminário "Pernambuco pela Educação" foi lançado nesta segunda-feira em Petrolina
Foto: Diego Martinelly/SJCC Interior

O seminário "Pernambuco pela Educação" foi realizado nesta segunda-feira (18) no município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O objetivo é debater a alfabetização na rede pública de ensino. O evento é realizado pelo Sistema Jornal do Commercio Interior (SJCC Interior) em parceria com a TV Escola e o Instituto Ayrton Senna, além da cooperação técnica da Unesco e Fundaj/MEC.

Em Pernambuco, sete em cada dez crianças matriculadas no 3º ano do ensino fundamental da rede pública tem desempenho insuficiente em leitura. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), divulgada em outubro, revelou a defasagem dos estudantes na habilidade.

De acordo com o diretor executivo do SJCC Interior, Carlos Humberto Rocha Júnior, este é o segundo de dez eventos que serão realizados no interior do Estado. "Deixar só o governo responsável por isso [pela educação] é uma responsabilidade grande demais. A gente quer trazer esta discussão para o privado para que juntos possamos unir forças e fazer ainda mais a economia e a cidade se desenvolver através da educação", explicou.

A secretária de Educação de Petrolina, Maeve Melo, acredita que o evento chega à cidade em boa hora. "Alfabetização é a base. Se a gente não consegue garantir que os alunos se alfabetizem na idade certa, a gente não consegue avançar em outros níveis de modalidades de educação", afirmou. De acordo com ela, uma das maiores dificuldades é combater a evasão escolar.

A gestora da Escola Moisés Barreto, Gildete Alves, esteve no seminário e considera imprescindível a realização de eventos desta natureza na região. "A gente entende que é uma temática valoroza, muito importante. Nosso tema base, nossa meta é alfabetizar os alunos em série correta para que os frutos aconteçam. A gente entende que uma criança bem alfabetizada é um adulto consciente, capaz de ler e interpretar a vida", argumentou.

O presidente da OAB de Petrolina, Alexandre Torres, esteve no evento e comemorou a realização do seminário na cidade. "A gente fica muito feliz de estar participando e tomando conhecimento de tudo o que está sendo feito e será feito, de todo o projeto voltado para a educação de Pernambuco", afirmou. De acordo com ele, a OAB tem feito um trabalho de interiorização das ações da Escola Superior de Advocacia, contribuindo para a educação na região.