Magia do Natal

"Charles Chaplin" faz sucesso em pontos turísticos de Garanhuns

Gésika Rodrigues
Gésika Rodrigues
Publicado em 26/12/2017 às 11:14 | Atualizado em 25/10/2022 às 19:34
Luiz Carlos interpreta personagem há três anos e faz parte da Magia do Natal
Foto: Gésika Rodrigues/Especial para o NE10 Interior

As pessoas que vem conhecer Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, encontram diversos atrativos, entre eles os pontos turísticos e a decoração da Magia do Natal. E nestes locais, uma figura se destaca. Com calças largas, chapéu-coco e bengala, ele não passa despercebido pelas ruas da cidade. Vestido de Carlitos, como é conhecido no Brasil o personagem de Charles Chaplin, Luiz Carlos, que é de Garanhuns, não consegue andar muito sem ser solicitado para tirar uma foto. E tem sido assim desde o início da programação do Natal de Garanhuns. O idoso tem 63 anos, não era artista, e nem pensava em ser. De decorador de vitrine, virou uma personalidade da cidade: ninguém me chama mais de Luiz Carlos. Sou o Charles Chaplin de Garanhuns, disse ele.

 

O Carlitos surgiu na vida de Luiz Carlos no aniversário de 60 anos dele. O tema era anos 60 e por sugestões de amigos, ele se vestiu do personagem. Foi um sucesso. Depois, recebeu um convite de uma cafeteria da cidade para entregar panfletos para os clientes vestido de Carlitos. Não tinha como passar e não prestar atenção em quem estava fazendo a panfletagem. Quando isso aconteceu, o idoso percebeu que o papel tomaria uma proporção maior. Ele começou então a participar de recepções de festas.
Logo depois apareceu a ideia de estar no Natal da cidade, já que vários turistas fazem visitas nesta época do ano. Desde então, Luiz Carlos alegra quem chega aos pontos turísticos. Há dois anos, o idoso sai de casa todos os fins de semana já caracterizado para seguir para o Relógio de Flores ou então para a Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa. No caminho é parado por moradores e visitantes, e não passa pelo trânsito sem que alguém buzine ou acene. A iniciativa ganhou apoio da gestão municipal, que aprovou a proposta de apresentação do artista. 

Circulando pelos pontos turísticos, o artista tira muitas fotos
Foto: Gésika Rodrigues/Especial para o NE10 Interior

Referência no humor, Charles Chaplin nasceu em Londres, em 16 de abril de 1889, e na carreira sempre estava a frente de seu tempo. Tanto que conseguiu efeitos no cinema que conseguiam aprimorar a arte de fazer rir. O artista morreu no dia 25 de dezembro de 1977, dia de Natal. Depois de 40 anos de sua morte, o artista continua sendo inspiração. Luiz Carlos é grato por ser relacionado com o grande artista: gostava dos filmes e era fã, mas não esperava chegar onde estou hoje. Estou muito orgulhoso de estar no Natal representando um papel tão importante.

Embora hoje o papel dele faça sucesso, o início não foi fácil. Segundo ele, chegar ao visual que se assemelhasse ao que fez sucesso no cinema foi mais complicado do que parecia. Eu não sabia me maquiar, aí eu fui no cabeleireiro e vi ele fazendo. Depois aprendi a fazer sozinho, explicou Luiz Carlos.

O artista chega a comparar popularidade com a de Papai Noel
Foto: Gésika Rodrigues/Especial para o NE10 Interior

Hoje, o Charles Chaplin de Garanhuns circula pelas várias praças da cidade.  Para ganhar um clima natalino, carrega uma bola de natal gigante. Quem vê não resiste, e pede logo para tirar uma foto. Luiz Carlos não é nada modesto e diz que por dia chega a tirar quatrocentas fotos com turistas. Tamanha a popularidade, ele chega a fazer uma comparação: eu e o Papai Noel ficamos disputando pra ver quem tira mais fotos. Faz toda diferença, pela coragem de estar vestido assim, alegrando ainda mais o natal, comentou Elânia Cristina Gomes, que é assistente financeiro e estava conhecendo a cidade. O gestor hospitalar Adams Wilky ficou impressionado. É atípico ver Charles Chaplin no Natal. Ele é super atencioso com os turistas, eu sou de Maceió e ele recepciona bem quem vem chegando, afirmou Adams. O artista já planeja a festa para comemorar 65 anos, e promete que vai chegar em seu traje mais famoso: a roupa do Carlitos.

Acompanhe as notícias da Magia do Natal de Garanhuns