Economia

Caruaru vai receber o segundo Laboratório de Análises Têxteis do País

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/12/2017 às 8:16
NOTÍCIA
Leitura:

Laboratório ficará em uma área do Polo de Desenvolvimento Sustentável, doada pela prefeitura municipal
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vai implantar o segundo Laboratório de Análises Têxteis do Brasil em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A estrutura atenderá as regiões Norte e Nordeste do País, especialmente o Polo Têxtil do Agreste. O laboratório ficará em uma área do Polo de Desenvolvimento Sustentável (PDSA), doada pela prefeitura municipal.

A unidade regional em Caruaru será administrada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco (Ipem-PE), órgão delegado pelo Inmetro. Esta será a segunda unidade regional do interior do Estado e a primeira com sede própria. O outro Laboratório de Análises Têxteis do Brasil fica no Paraná.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa buscou um acordo com o órgão para a instalação da unidade no municípío, desde o início deste ano. Uma visita técnica foi realizada ao laboratório do órgão situado em Londrina, no Paraná, onde são realizadas as análises dos produtos têxteis de todo o País.

Geração de emprego na região

De acordo com a Prefeitura de Caruaru, a instalação deste laboratório está alinhada com os objetivos da secretaria, que tem como intuito promover o reposicionamento da produção local, ampliando o valor agregado das mercadorias produzidas na cidade. A implantação da unidade irá gerar 40 empregos diretos, aumentando a empregabilidade na região.

Mais Lidas