Água

Zona rural de Caruaru volta a ser abastecida

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/02/2018 às 11:10

Fase de testes teve início nesta quarta-feira (21) em três localidades do 2º Distrito.
Foto: Divulgação

Os moradores do 2º Distrito de Caruaru que vivem nas localidades rurais de Lajes, Juá e Jacaré Grande terão novamente água nas torneiras. Desde a última quarta-feira (21) à fase de testes do sistema de abastecimento de água para retomar o fornecimento pela rede de distribuição foi iniciada. Essas áreas estavam sendo abastecidas por carros-pipa desde que a Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, entrou em colapso, há um ano e cinco meses, devido à severa estiagem que castiga a região.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a retomada do abastecimento está sendo possível graças a instalação de doze novos conjuntos motobombas nas estações elevatórias (bombeamento) do Sistema Prata/Pirangi, ação finalizada no fim de 2017. A obra recebeu o investimento de R$ 2,6 milhões e proporcionou um aumento da produção de água para a região.

Outras localidades

A partir do dia 28 de fevereiro, a Compesa começará os testes para atender outras seis localidades situadas na área: Rafael, Cachoeira Seca, Riacho Doce, Malhada de Barreiras Queimadas, Juriti e Contendas. Após esse período, que deve durar cerca de 20 dias, a distribuição deverá ser normalizada, e as localidades serão abastecidas de acordo com o calendário que será divulgado posteriormente.