Gastronomia

Segunda edição do Festival Comida de Feira oferece mais opções gastronômicas no Caruaru por Paixão

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/03/2018 às 11:54

Neste ano, 16 restaurantes apresentam pratos feitos especialmente para o festival.
Foto: divulgação/ Assessoria

Com o intuito de valorizar a famosa Feira de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, feirantes e insumos encontrados nela, foi criado o Festival Gastronômico Comida de Feira, que consiste em oferecer um roteiro gastronômico, junto a 16 restaurantes da cidade, onde cada estabelecimento participante oferecerá um prato criado especialmente para o projeto inspirado no tema. O Festival Comida de Feira ocorre de 20 de março a 1º de abril, em cinco restaurantes da Feira e 11 restaurantes espalhados pela cidade. A iniciativa do festival é da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e faz parte do projeto Caruaru por Paixão.

De acordo com a assessoria, como grande novidade, esta edição traz a ação fidelidade, na qual cada prato consumido no festival garante um selo num cartão fidelidade e o preenchimento total do cartão dá direito a uma premiação a ser resgatada na sede da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. Cada cartão deve ser preenchido com cinco selos.

Ainda segundo a assessoria, os chefs de cozinha Thiago das Chagas, Yuri Machado e Cláudia Luna visitaram a feira e conheceram de perto o que é produzido e vendido no local e que virou material de inspiração para os pratos que vão ser oferecidos durante o festival. As criações dos chefs representarão a feira e toda a variedade e diversidade cultural que o espaço representa. O cardápio varia de nhoque de macaxeira e maxixada com charque até filé de pescado e quesadilla mexicana recheada com carne de bode.

Programação 

Além dos pratos, o Comida de Feira vai trazer à cidade o renomado chef paraense Thiago Castanho, que tem como inspiração família e regionalidade. No dia 22 de março, o chef vai visitar a feira, onde vai conversar com feirantes e almoçar num dos restaurantes participantes do festival. Além disso, Thiago traz sua expertise em gastronomia e empreendedorismo numa palestra, no mesmo dia, a partir das 19h30, na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), com o tema Gastronomia, empreendedorismo e gestão. A palestra é gratuita e aberta ao público.

Já no dia 29, os chefs convidados vão ministrar uma aula, a partir das 10h, na Feira de Artesanato, apresentando as receitas desenvolvidas exclusivamente para o festival gastronômico. A aula também é gratuita e aberta ao público.