Religião

Onde Nossa Senhora apareceu em Pernambuco? Conheça a história de Cimbres

Local no qual a santa teria aparecido é destino de peregrinações

Ana Maria Mirada Antonio Virginio Neto
Ana Maria Mirada
Antonio Virginio Neto
Publicado em 02/04/2018 às 15:14 | Atualizado em 11/10/2021 às 12:11
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Em meio a uma terra indígena, uma montanha alta se ergue. Nela, uma imagem de Nossa Senhora das graças atrai milhares de fiéis ao longo do ano. Em uma pedra gigante, um pequeno espaço não foi manchado pelas ações do tempo. E é justamente ali que os católicos afirmam que no passado a Virgem Maria apareceu. Como sinal, ela teria feito surgir uma fonte de água.

Tudo isso é vestígio de um caso que aconteceu em Pernambuco e é conhecido como a misteriosa história de Nossa Senhora de Cimbres. Foi na zona rural da cidade de Pesqueira, no Agreste do estado, em que tudo aconteceu. O povoado é terra dos povos indígenas Xukuru ororubá, um lugar pacato cercado pela natureza.

Os relatos dão conta de que a santa teria se manifestado no local conversado com duas meninas e indiretamente com um padre. As jovens seriam Maria da Conceição de 16 anos e Maria da Luz, de 13 anos. A montanha onde a santa teria aparecido hoje abriga um santuário em homenagem à fé e ao milagre que teria acontecido no local. O santuário fica no alto da serra e só pode ser acessado através de uma subida estreita de 300 degraus. A prova da fé. 

A aparição

Em um relato resgatado através do diário de Maria da Luz, conta-se que ela apareceu no dia 06 de Agosto de 1936. Na época, o bando de Lampião assolava a região. A jovem colhia mamona junto com Maria da Conceição quando lembraram do último ataque dos cangaceiros à região e subiram nas pedras por medo dos cangaceiros estarem vindo. O pânico aumentou quando perceberam que não conseguiriam sair.

Ao ouvirem um relâmpago em um dia plenamente claro, os moças ficaram ainda mais aterrorizadas, mas sentiram o medo dar lugar à felicidade quando viram que o fenômeno trouxera uma mulher muito bonita com uma criança no colo. A mulher era Nossa Senhora, que as guiou de volta para casa. 

Ninguém deu muita importância a história das garotas quando voltaram para casa, mas quando a história se espalhou as pessoas entenderam o que aconteceu no local e passaram a sentir a energia boa que vinha do lugar. 

Após essa primeira aparição, outras 38 teriam acontecido. Ao todo, foram 39 aparições de Nossa Senhora de Cimbres. Por fim, Maria da Luz foi morar em um convento no Recife e recebeu o nome de irmã Adélia. Ela pode se tornar a primeira santa pernambucana da história. 

Confira