Saúde

Aplicativo de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Caruaru passa por atualização

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/04/2018 às 14:40

A ferramenta, que possibilita que os cidadãos possam conferir suas solicitações de exames e consultas na rede municipal de saúde.
Foto: divulgação/Secretaria de Saúde

O aplicativo VICONSUS, lançado ano passado pela Secretaria de Saúde de Caruaru, através do Departamento de Tecnologia da Informação, passou por atualizações para facilitar ainda mais o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no município. A informação é da assessoria de imprensa.

De acordo com a assessoria, a ferramenta, que possibilita que os cidadãos possam conferir suas solicitações de exames e consultas na rede municipal de saúde, teve as seguintes mudanças:

- Adição do número do agendamento e as informações do preparo: o numero do agendamento agora é exibido na tela inicial bem como as informações de preparo, tendo como objetivo minimizar o uso da etapa onde o usuário imprime a guia de consulta. Ele poderá agora ter acesso a esses dados direto do aplicativo;

- Avaliação do serviço: o usuário poderá realizar a avaliação do serviço utilizado como ótimo, bom, regular ou ruim, possibilitando que a administração tenha um feedback e possa tomar decisões baseadas nestas informações;

- Remodelado o design da aplicação: visando trazer uma experiência cada vez mais confortável ao usuário foram realizadas alterações nos elementos e nas cores do aplicativo.

O VICONSUS permite, além da transparência do serviço e do conforto para realizar a checagem do agendamento de exames e consultas, o paciente que antes precisava se deslocar até a unidade, a praticidade de fazer isso através de qualquer computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.

A plataforma também está disponível por meio do site www.viconsus.saudecaruaru.pe.gov.br . De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 40% das consultas e exames de especialidades no município são perdidas devido à dificuldade de confirmar o agendamento.