Política

Vereador caruaruense muda sobrenome para 'Lula'

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/04/2018 às 9:33
NOTÍCIA
Leitura:

O político passará a ser chamado de Daniel Lula Finizola em reuniões e ações que envolvam seu nome politico.
Foto: Divulgação

O vereador caruaruense, Daniel Finizola (PT), anunciou nesta quinta-feira (12) a mudança de seu nome parlamentar, acrescentando Lula ao seu sobrenome. Com pedido requerendo a alteração de seu nome parlamentar, o político passará a ser chamado de Daniel Lula Finizola em reuniões e ações que envolvam seu nome politico.

Movimento de protesto que vem ganhando forças no país desde a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mudança de sobrenomes para Lula está se tornando cada vez mais comum entre membros do Partido Trabalhador (PT). 

O mesmo aconteceu em Brasília, onde mais de 20 deputados federais alteraram seus sobrenomes para Lula, dentre eles a senadora e Presidente nacional do PT, Gleisi Lula Hoffmann.

A mudança não é feita no registro civil do político e sim em seu nome parlamentar, isso porque seus documentos não serão alterados, apenas sua nomenclatura para fins e uso parlamentares.

De acordo com o vereador, a prisão de Lula sem provas é um grave atentado ao Estado Democrático de Direito. "Em um momento histórico, com a militância se organizando em todo o país para protestar contra a sua prisão arbitrária fez um discurso afirmando que não se pode prender uma ideia. Lula nos disse que seríamos milhões de Lulas pelo Brasil, dando continuidade ao processo de resistência e da garantia do direito de retomada de um projeto político que mudou, pra muito melhor, esse país. O nosso gesto simbólico, realizado também por muitos/as parlamentares por todo o Brasil, nos posiciona politicamente em defesa de Lula e da democracia. E é com muito orgulho que carregamos, mesmo que simbolicamente, um nome que representa tanta força e resistência", explicou.

Mais Lidas