Tradição e tecnologia

Com 91 anos de atividades, Colégio Diocesano se renova

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/05/2018 às 10:32
NOTÍCIA
Leitura:

Colégio Diocesano alia tradição à tecnologia
Foto: Carlos Eduardo/divulgação

Há quem pense que a palavra tradição remeta a conceitos ultrapassados, que não mudam e nem evoluem. O Colégio Diocesano de Caruaru, com 91 anos de legado, prova que isso não é verdade. Com o slogan "tradicionalmente inovador", a escola preserva o histórico religioso e familiar, mas investe em novidades e tecnologia, buscando desenvolver cada vez mais seus alunos e professores, utilizando do melhor das duas vertentes para renovar o prestígio que conquistou ao longo dos anos.

As novidades do colégio para este ano são a sala Google for Education, o projeto Bilíngue e a Escola de Inteligência Emocional. Para atender à necessidade de crianças e jovens que já nascem imersos no mundo digital, a sala Google for Education começou a ser implantada na instituição no fim do ano passado, para oferecer aos alunos e professores uma experiência totalmente tecnológica, baseada na Educação 3.0.

Sala Google For Education é uma das novidades
Foto: divulgação

Única sala da região do gênero, o espaço dispõe de 50 chromebooks, que são notebooks Google que funcionam totalmente online, e ferramentas disponíveis em qualquer dispositivo para os estudantes. O ambiente foi planejado para projeções multimídias, games e softwares educativos.

Os professores do colégio foram capacitados para desenvolver sequências didáticas que atendam o perfil dessa geração totalmente inserida no mundo digital. Ainda sobre o investimento tecnológico, a escola também conta com um auditório 3D, que proporciona uma experiência de imagens e sensações próximas do real.

Tão indispensável quanto se apropriar da tecnologia para desenvolver habilidades é saber se expressar em inglês, o idioma mais falado do mundo. Para garantir que seus estudantes falem fluentemente, o Diocesano investe no Programa Bilíngue de Inglês, que trabalha com a avançada metodologia do Bilingual Program da Pearson, referência em todo o mundo. O programa é oferecido exclusivamente pela escola em Caruaru.

A instituição proporciona aos estudantes a oportunidade de aprender a língua universal enquanto estudamos conteúdos propostos no currículo escolar. "Pela manhã, os estudantes têm aula de português, matemática e outras matérias em português. À tarde, eles têm acesso aos assuntos em inglês.Dessa forma, preparam-se para interagir bem, social e intelectualmente, tornando-se fluentes em inglês", explica o diretor geral Monsenhor Olivaldo Pereira, à frente do colégio há mais de 30 anos.

"O investimento permanente na formação de nossa equipe de profissionais e em modernas tecnologias educacionais traduzem o compromisso com a qualidade de profissional e de cidadão que desejamos para nossa sociedade e para o mundo", finaliza.

Outro aspecto importante para o Diocesano é trabalhar a inteligência emocional dos alunos. Em 2018, foi implantada a Escola de Inteligência, baseada na teoria da inteligência multifocal, defendida pelo médico e escritor Augusto Cury.

O colégio incluiu o programa, que é focado nas áreas da neurologia, psicologia e filosofia, na grade curricular. Assim, formando não só pessoas preparadas para o vestibular e a academia, mas também para a vida.

Mais Lidas