Fiscalização

Matadouro de Belo Jardim é interditado por riscos aos trabalhadores

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/05/2018 às 8:20

Atividades de abate foram interditadas pelo MTE até a adequação nos termos legais
Foto: divulgação/MTE

Instalações elétricas do local apresentavam risco de choques
Foto: divulgação/MTE

O matadouro público de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, foi interditado na última quarta-feira (16) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com o ministério, o espaço foi interditado após uma fiscalização que identificou várias irregularidades que poderiam causar acidentes aos trabalhadores do local.

Entre as principais irregularidades estavam as instalações elétricas precárias, com gambiarras, fiação exposta e emendas, que poderiam causar choques elétricos; a falta do uso de equipamentos de proteção individual, que fazia com que os trabalhadores tivessem contato direto com as vísceras, sangue e excremento dos animais; além de irregularidades no piso, que apresenta aberturas e é muito escorregadio, causando risco de quedas.

As atividades de abate foram interditadas pelo MTE até a adequação nos termos legais. O espaço só será liberado após uma nova vistoria pelo Ministério do Trabalho. Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Jardim informou que a matança de animais foi transferida para o novo matadouro, localizado às margens da BR-232. Segundo a nota, o novo local atende as recomendações do Ministério do Trabalho.