Compesa

ETA de Belo Jardim recebe obra de ampliação e modernização

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/05/2018 às 14:03

Barragem do Bitury, localizada em Belo Jardim
Foto: divulgação/Compesa

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, está recebendo uma obra de ampliação e modernização. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a obra vai possibilitar triplicar a capacidade de operação da estação de 180 litros de água por segundo, para 600 l/s.

Segundo a companhia, as intervenções são necessárias para que a unidade, localizada próximo à Barragem do Bitury, possa receber e tratar água da Transposição do Rio São Francisco que chegará pela Adutora do Moxotó e, no futuro, ser interligada a outra obra hídrica estruturadora em execução pela Compesa, o Sistema Adutor de Serro Azul.

As obras de requalificação e ampliação serão executadas, simultaneamente, no período de oito meses. No entanto, dentro de três meses, a população já deverá ser beneficiada com a conclusão da primeira etapa, que aumentará a capacidade de tratamento para 300 litros de água, por segundo. A segunda etapa será concluída no final do ano, quando a ETA de Belo Jardim estará com capacidade para tratar os 600 l/s.

O investimento é de cerca de R$ 4 milhões, recursos financiados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA/Ipojuca).