Caminhoneiros

Prefeitura de Caruaru decreta estado de emergência por causa da greve

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/05/2018 às 8:07

Prefeitura de Caruaru realizou reunião para debater a situação
Foto: Jorge Farias/divulgação/Prefeitura de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realizou uma reunião na tarde dessa quinta-feira (24) para debater as disponibilidades de combustível, água, alimentos, medicamentos e outros insumos, devido à greve dos caminhoneiros. Participaram do encontro o secretariado e representantes de órgãos de segurança e sociedade civil organizada.

De acordo com a prefeitura, foi decretado estado de emergência na cidade e o comitê de gestão de crise será mantido até que a greve encerre. Dentre as medidas adotadas pela gestão está o contingenciamento da frota de veículos, para permitir o funcionamento dos serviços públicos de urgência.

Confira:

Saúde - O atendimento das Unidades Básicas de Saúde e do prédio administrativo da pasta será até as 12h. Os serviços ambulatoriais especializados, centros de saúde, UPAs, hospitais e demais unidades de funcionamento 24 horas terão os serviços mantidos normalmente.

Educação - As aulas da rede municipal de ensino foram suspensas já na noite de quinta-feira (24). As aulas aulas voltarão a acontecer quando a situação for solucionada.

Trânsito - Os ônibus que fazem o transporte coletivo nas linhas urbanas da cidade continuam com a frota reduzida. De acordo com a Destra, a medida tem caráter emergencial e visa a garantir a continuidade dos serviços. A operação está sendo monitorada.

Serviços públicos - A coleta de lixo por bairros será reduzida. Os serviços de capinação foram suspensos. Já a manutenção da iluminação está normal.

Feiras - Os principais fornecedores de carne serão contatados pela prefeitura para garantir carne na feira no fim de semana. Uma reunião será realizada com o 4º Batalhão da Polícia Militar e os sulanqueiros para definir se haverá Feira da Sulanca na próxima segunda-feira.

Procon - O Procon Caruaru alerta para aumentos abusivos no preço dos produtos, como gás de cozinha, água e alimentos em geral. Em caso de reajustes súbitos, o consumidor deve exigir a nota fiscal e acionar o órgão no Centro Administrativo da prefeitura, localizado na Avenida Rio Branco, 315, ou através do telefone: (81) 3727-0195 para que a denúncia seja investigada.

Cras - Os cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) localizados na área rural (Taquara, Pau Santo, Xicuru, Itaúna e Malhada de Pedra) não funcionarão enquanto durarem os problemas no abastecimento de combustível. As visitas das equipes técnicas de todos os serviços e programas só serão realizadas se forem de extrema necessidade e autorizadas pela Secretaria Executiva de Assistência Social. Ficam mantidos os atendimentos essenciais do Centro de Atendimento aos Adolescentes Usuários de Drogas (CAUD), das quatro casas de acolhimento para crianças e adolescentes e do acolhimento da população adulta, assim como as atividades de emergência do Centro Pop.

Secretaria de Políticas para Mulheres - Os programas Qualidade de Vida no Campo, Mergulhando na Saúde e Cine no Campo, que aconteceriam neste sábado (26), foram cancelados.