Segurança

Centro de Monitoramento vai atuar com câmeras no São João de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/05/2018 às 15:41

Segurança dos festejos juninos será realizada por Centro Integrado de Monitoramento
Foto: Arnaldo Félix/divulgação/Prefeitura de Caruaru

O esquema de segurança para o São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, em 2018 vai contar 45 câmeras no Centro de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE), instaladas no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e na Estação Ferroviária, até o Polo Azulão. Além destas, haverá ainda as 30 câmeras da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra).

A segurança da festa vem sendo discutida há vários meses entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Secop), a Secretaria de Defesa Social (SDS), as polícias Militar e Civil, Destra e Corpo de Bombeiros. A Secop também trabalha no apoio para estadia e logística dos PMs que vêm de todo o Estado para trabalhar na segurança do São João na cidade.

Centro Integrado

O Centro Integrado de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE) é um sistema de controle de ocorrências, que auxilia os gestores na qualidade do atendimento ao usuário, com um tempo de resposta mais rápido e contribui para uma ação mais coordenada entre os setores que estão no Centro de Monitoramento. O centro tem 15 espaços com computadores, visão ampla das câmeras de monitoramento e sala de crise para reuniões emergenciais.

Coordenado pela Secretaria de Ordem Pública, o projeto conta com a participação das polícias Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Destra, Fundação de Cultura e Turismo e secretarias municipais, Procon, Juizado do Forró, que conta com serviços do Poder Judiciário e Ministério Público de Pernambuco, além do Escritório de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Asces-Unita.