SÃO JOÃO

Está aberta a temporada junina em Caruaru

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 02/06/2018 às 20:42

Colorido das bandeiras e balões já encanta visitantes na Capital do Forró
Foto: Ana Maria Miranda/ NE10 Interior

Bandeirinhas coloridas, balões, quadrilhas juninas, grupo de bacamarteiros e muita animação. Foi com ritmo de forró que estas manifestações culturais marcaram a abertura do São João de Caruaru, na noite deste sábado (2), no Polo da Estação Ferroviária.

A festa começou desde a sexta-feira (1°), quando foi realizado o primeiro evento do São João na Roça, no Sítio Pau Santo. Mas o início oficial dos festejos foi só após o corte da fita inaugural no pórtico da Estação, esta noite.

A cerimônia de abertura contou com a presença da prefeita Raquel Lyra, do deputado federal Bruno Araújo, do ex-ministro da Educação Mendonça Filho, membros do secretariado, vereadores e outras autoridades.

A Prefeitura de Caruaru decidiu manter a abertura do São João no primeiro fim de semana de junho mesmo com os impactos da greve dos caminhoneiros, ao contrário da "rival" Campina Grande, que adiou o início da festa para o dia 8 de junho. Para a prefeita Raquel Lyra, não há dúvidas que a decisão foi acertada. Estamos gerando emprego, gerando renda e principalmente gerando felicidade para nossa gente. Vamos fazer um São João ainda maior e melhor, comemorou.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Maria Alves, a programação deste ano é uma das que mais valoriza os artistas da terra. Sem dúvidas é um São João Multicultural, que tem como carro-chefe o forró autêntico, afirmou.

Neste sábado, nove polos recebem programação. Mais cedo, teve festa nos dois polos do Alto do Moura; à noite, os polos da Estação Ferroviária (Polos do Repente, das Quadrilhas, Juarez Santiago e Casa do Forró) fizeram a animação do público. O Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, polo principal, recebe shows da Orquestra de Pífanos do Maestro Mozart Vieira, do cantor Jonas Esticado, da banda Fulô de Mandacaru e da cantora paraibana Elba Ramalho.

O Polo Mestre Camarão, no Parque de Eventos, tem o autêntico forró pé-de-serra. Já o caminhão-palco do polo itinerante São João na Roça estaciona no Sítio Rafael.

 Movimentação econômica

 A expectativa é de que a Capital do Agreste receba aproximadamente 2,5 milhões de pessoas durante o período junino. Já a movimentação econômica esperada é de R$ 200 milhões durante todo o mês, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A festa gera cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos.