Atividade física

24° Dia do Desafio será realizado em cidades do Agreste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/06/2018 às 10:37

Atividades físicas estão sendo realizadas em várias cidades do Agreste
Foto: divulgação

A 24ª edição do Dia do Desafio será realizada nesta quarta-feira (6) em quatro cidades do Agreste de Pernambuco: Belo Jardim, Pesqueira, Surubim e Buíque. O evento mundial, que teve origem no Canadá, é uma competição entre municípios que visa mobilizar a população na guerra contra o sedentarismo. O Desafio traz como proposta promover a prática de atividades esportivas em prol da saúde e do bem-estar para os mais diversos públicos. Nas quatro cidades, a programação de atividades será realizada em vários pontos.

Confira:

Buíque

As atividades estarão espalhadas pela cidade e áreas rurais de Buíque: escolas, praças, clube, unidades de saúde, unidade dos correios e colônia penal receberão atividades. Jogos populares como queimado e sete pecados, oficina de judô e jiu-jitsu, danças populares, natação, aulão de ginástica, passeio ciclístico, alongamento, atividades recreativas e outras atividades começam a partir das 8h, quando terá uma sessão de alongamento na Praça João Vigário.

O PSF Frei Damião e a agência dos Correios contarão com ginástica laboral. Outros pontos da cidade também terão programação. À noite, a partir das 19h, terá aulão de aeróbica no Clube Municipal. O encerramento está previsto para às 21h, no Sesc Ler Buíque. As ações são direcionadas para o público geral.

Belo Jardim

A abertura oficial será às 5h30, com um aulão de alongamento e ginástica no Parque do Bambu. As atividades na cidade vão até às 21h, quando será realizada a apresentação dos resultados do Desafio 2018. Serão realizadas atividades nas escolas municipais, estaduais, IFPE, faculdade e academias. As praças e ruas também estarão tomadas pelos envolvidos. Torneio de basquete, festival de natação, circuito funcional, caminhada, corrida e aulão de zumba são algumas das ações.

Pesqueira

As atividades terão início às 6h com uma aula de ginástica aeróbica na Praça Padre França. Às 8h, abertura oficial do Dia do Desafio será na Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel. Ao longo do dia, postos de saúde, faculdade, hotel, bancos e escolas estão recebendo a programação do Dia do Desafio na cidade que inclui jogos populares, aulas de zumba e aeróbica seguem até às 21h, quando ocorrerá o encerramento.

Surubim

A quarta-feira será de muitas ações na cidade. Uma caminhada às 4h30 na PE-90 marca o início das atividades. Às 7h, tem aula de hidroginástica no Sesc Ler. Lá, também serão realizadas diversas atividades recreativas e esportivas. À noite acontecem torneios de futsal, handebol e natação, tudo a partir das 18h. O encerramento ocorrerá no Palco da Prefeitura.

O Sesc Ler Surubim também é responsável pelas atividades em outras três cidades:

Casinhas - O Dia do Desafio começa com aula de ginástica na quadra municipal, às 6h. Durante todo o dia, serão realizadas diversas ações de promoção à saúde, tais como: atividade lúdica, alongamento e roda de capoeira, na comunidade de Bengalas. O encerramento está previsto para ocorrer às 16h na Quadra Municipal. Na solenidade, serão desenvolvidos treinamento funcional, aula de hit e ginástica aeróbica.

Vertente do Lério - O dia contará com partida de futebol e outras atividades. Às 5h, uma turma animada vai se movimentar com aulão de aeróbica. Ainda durante a manhã, será realizado o Desafio das Indústrias com ginástica laboral. Às 19h, a atividade será na Igreja Nossa Senhora das Victorias, durante a celebração da missa do Mês Mariano.

João Alfredo - Bem cedinho, às 5h, tem caminhadas e corridas no ginásio esportivo da cidade. Serão realizadas, ainda, oficinas de artes marciais, aulas de jump, step, funcional e zumba. O Dia do Desafio na cidade terá ainda, a partir das 19h, a final do Campeonato Joãoalfredense de Futsal e amistoso da seleção de futebol feminino da cidade.