Doses de Foco

"Sonhar alto, pensar grande": saiba como atingir seu objetivos

Por Dani Maciel
Por Dani Maciel
Publicado em 29/06/2018 às 17:25

Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro. Lembre-se: nossos olhos não ficam na nuca
Foto: Pixabay

 A vida é o filme que você vê através dos seus próprios olhos.
Faz pouca diferença o que está acontecendo.
É como você percebe que conta. Denis Waitley

 Tanto sonhar alto como pensar grande dependem de sua visão de mundo, sua visão de mundo é resultado de suas experiências, dos valores, dos filtros, de marcas mentais, enfim enxerga-se aquilo que seu campo de visão alcança, a visão pode ser ampliada e modificada. Uma pessoa que quer se desenvolver e se melhorar procura ampliar a visão a cada momento, entende que qualquer experiência, conhecimento e situação pode ser transformada em aprendizagem, consequentemente sua visão de mundo amplia-se. Como coach, mesmo hoje atuando como consultora nas organizações podemos atingir isso, algumas perguntas são poderosas para essa ampliação de visão:

Como me vejo daqui há 5 anos?
O que faço hoje me aproxima ou me distancia do que eu quero daqui há 5 anos?
Quando eu tenho problemas, como costumo me comportar?
O que acontece quando eu amplio a visão?
Como tem sido minha vida até agora?
Quais os valores pessoais?
Quais são os valores profissionais?
Que objetivos quero atingir?
Quais os meus sonhos? De curto prazo, médio e longo prazo? 

Enfim, todas essas perguntas poderão ser o início de uma excelente mudança em você para sonhar alto e pensar grande.

As pessoas podem impulsionar muito e inspirar muito essa mudança de visão de mundo. Eu me cerco sempre de pessoas que me inspiram e uma delas é o autor desse maravilhoso sucesso literário: Sonhar Alto, pensar grande.

Na semana passada, ele deixou essa mensagem para mim: 

Queria amiga Dani! E saiu a 6a. Edição do meu livro. Muito obrigado pelo seu 'apoio da primeira hora'.  Theunis Marinho

 Conheci o Theunis Marinho em Março de 2016 em nossa posse de Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos- ABRH, ele da seccional de São Paulo e eu de Alagoas. A empatia foi imediata por sua natureza inquietante e de oratória assertiva. Já de cara o convidei para nos dá a honra de sua palestra. Posso dizer que de lá para cá fiquei muito impressionada com o crescimento e o seu movimento com o lançamento do seu livro. "Sonhar alto e Pensar Grande" é um sucesso, já foi lançada a 6ª edição e se você não leu aproveita para ler nesse final de semana. O livro é de fácil leitura, uma narrativa muito próxima, ele é generoso em dicas de liderança e gestão. E só é esse grande sucesso porque ele se pôs em movimento, seu propósito é de espalhar cada vez mais essa história tão inspiradora.  O movimento só é permanente para aqueles que acreditam em sonhos, se posso sonhar alto, por que sonhar pequeno?

 O trecho que mais me identifiquei: A exaustão dos vitoriosos transformar-se em satisfação, em verdadeiro deleite. Descobrir seus limites, independente de onde tenha chegado, desde que esteja certo de ter dado ao seu máximo, acalma e equilibra. 

Esse tem sido meu mantra, quanto mais exaustão, mais merecimento. Procuro não criar expectativa, pois a missão que adotei para minha vida é para além de reconhecimentos, mas falo do merecimento de alcançar esse topo porque batalhei muito. Cada dia que eu venço um obstáculo, me supero em algo que não tinha ideia de como conseguiria, eu vibro porque é mais um passo em busca daquilo que eu quero. Quando me coloco a trabalhar mais, vou até o limite do meu cansaço, a sensação é maravilhosa porque aprendi algo e me desafiei, então assim o dia para mim valeu muito a pena. Desde abril viajo todas as semanas para fechar negócios, fazer consultorias, ministrar treinamentos e palestras, às vezes nem consigo dormir o necessário, mas tenho pressa, porque tenho sonhos, eles são altos porque penso grande.

 E me vi muito neste livro, esse é um livro para quem quer chegar no topo, pois ele conta como chegou no topo do Everest Corporativo, como enfrentou os obstáculos e tornou-se presidente de uma multinacional, ainda mais alemã, a Bayer. Acho importante destacar os seus 15 mandamentos, que para ele foram fundamentais:

1.Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro. Lembre-se: nossos olhos não ficam na nuca.
2.Não delegue seu destino a terceiros.
3.Aprenda a dizer não, sempre que necessário e na hora certa.
4.Não cultive relacionamentos destrutivos. Eles são epidêmicos.
5. Discipline-se com pensamentos positivos. A vida fica mais suave.
6. Reflita sobre as consequências dos seus atos antes de colocá-los em prática.
7. Cultive suas amizades, mesmo que sejam passageiras.
8. Aprenda com seus erros. Eles são ótimos professores.
9. Não sofra por antecipação.
10. Não apague seu passado. Ele é seu alicerce mais profundo. Negá-lo é tornar-se um indivíduo "falsificado".
11.Não adie soluções para seus problemas. Resolva-os respeitando o tempo e todos os envolvidos.
12.Perdoe quem já o magoou. Você desocupará espaços para preenchê-los com coisas boas.
13.Estude sempre.
14.Errar é inevitável.
15. Tenha bom humor. 

Confira os cinco mandamentos que podem alavancar sua carreira:

Para o primeiro mandamento Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro. Lembre-se: nossos olhos não ficam na nuca. Para sonhar alto é imprescindível uma visão ampliada do mundo e como obter isso? Sempre que sentir que está tendo uma visão pequena faça perguntas que te tirem desse estado. Como será que isso acontece em outro estado ou país? Será que eu posso fazer diferente? Será que existe uma outra forma de interpretar essa questão? Daqui a um ano onde quero está?

O segundo mandamento  Não delegue seu destino a terceiros não mesmo, pois tenha que ter postura condutora, não aceite ser manipulado, e isso é válido ao contrário também, sempre decida o caminho, senão poderá ser refém de alguém ou de alguma situação. Fique de olho nisso, isso pode trazer consequências sérias para você. Mexa-se e tome as rédeas de sua vida!

Gosto muito do sétimo mandamento  Cultive suas amizades, mesmo que sejam passageiras As amizades podem te fazer muito mais forte, quando trabalho com amigos e tenho amigos torcendo para algum projeto meu, me sinto mais autoconfiante, mais empoderada, pois a base é muito mais alicerçada. Ter respeito, admiração, parceria, cuidados e torcida é capaz de te levar a muito mais longe, num curto espaço de tempo. Com amigo eu tenho mais alcance e mais rapidez.

O décimo primeiro mandamento é poderoso, existe  uma diferença de quem trabalha para solucionar os problemas e quem cria problemas ou até mergulha nos problemas. Tem muita gente que fica remoendo situações, dimensionando obstáculos, fazendo corpo mole e isso tudo é desculpa para não sair do morninho, crie desafios, tenha uma mente solucionadora, pense fora da caixa, parece clichê, mas não é.

 E o último e muito importante: estude sempre, leia muito, faça cursos, se desenvolva, faça uma graduação, faça um MBA, queira ser um melhor profissional a cada dia. Participe de palestras e leia muito. Uma carreira baseada em estudo já salvou muita gente de caminhos tortuosos, o próprio Theunis é um exemplo de superação, saiu de uma realidade humilde e venceu com estudos. Eu posso dizer o mesmo, os estudos me fizeram  pensar grande e cada vez que realizo um sonho me sinto mais autoconfiante, plena e feliz. Pense nisso, de que tamanho são seus sonhos? O que podem fazer para realizá-los? Quer pensar grande?