Dia do Comerciário

Lojas atacadistas do Parque 18 de Maio poderão abrir segunda-feira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/07/2018 às 11:03

Feira da Sulanca será realizada normalmente na próxima segunda-feira
Foto: divulgação/Rafael Lima

As lojas do comércio atacadista do Parque 18 de Maio, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, poderão funcionar normalmente na próxima segunda-feira (12), feriado do Dia do Comerciário.

A Convenção Coletiva assinada pelo Sindecc e o Sincata garante a jornada de trabalho nos feriados que coincidirem com o dia da realização da Feira da Sulanca para as empresas atacadistas estabelecidas no Parque 18 de Maio. Estas empresas têm até esta quinta-feira (12) para enviar o comunicado ao Sincata, ao Sindecc e ao Ministério do Trabalho.

Já os estabelecimentos de comércio varejista não poderão funcionar com funcionários. De acordo com o Sindicato dos Lojistas (Sindloja) Manoel Santos, houve uma tentativa de acordo com o Sindicato dos Comerciários (Sindecc) para alterar o dia do feriado, porém, sem sucesso. O Sindloja continua tentando realizar acordo com os comerciários.

Ainda segundo Manoel Santos, alguns empresários realizam uma movimentação para entrar com uma medida judicial e tentar reverter o caso. Os estabelecimentos se sentem prejudicados, já que a Feira da Sulanca será realizada normalmente na segunda-feira (12). "Mais de 50% das empresas poderão abrir porque fazem parte do Sindata, que é atacadista, ou de indústria, e uma pequena parte que faz parte do varejo serão vedadas", explica.

Ouça a entrevista completa: