Cultura

Projeto 'Viva Vitalino' será atração no Alto do Moura

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/07/2018 às 15:05

O evento será realizado no próximo domingo (22), e tem como principal objetivo comemorar os 109 anos de nascimento do maior artista do barro do Brasil
Foto: divulgação

O Alto do Moura, bairro turístico de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, terá uma programação cultural no próximo fim de semana, com a realização da 5ª edição do projeto "Viva Vitalino", que comemora o nascimento de Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, que se vivo estivesse teria completando 109 anos no último dia 10 de julho.

De acordo com a assessoria, além do mestre dos mestres, o evento também prestará homenagens a mais 29 personalidades que atuaram com destaque em vários segmentos da cultura e que já faleceram deixando seu legado.

Programação

A concentração terá início às 15h no domingo (22), em frente a Associação dos Artesãos e Moradores do Alto do Moura (Abmam). Ainda segundo a assessoria, no local, o público vai poder assistir a exibições de curtas metragens, circular pela exposição de peças de barro e fotográfica Discípulos de Vitalino. Em seguida, o cortejo sairá com os participantes carregando os estandartes, com as presenças do Boi Tira-Teima e de grupos de mazurca, maracatu, pernas de pau e do Afoxé Ilé Dandara. O desfile fará parada em frente do ateliê dos artesãos homenageados.

Na Praça no Artesão, haverá celebração de missa pelo Padre Everaldo Fernandes e participação dos artistas Jadilson Lourenço e Carlos Alves. Subirão ao palco para apresentar shows os artistas Petrúcio Amorim, Erisson Porto e Valdir Santos, também mestre de cerimônia do evento.

Um dos homenageados está o caruaruense Nelson Barbalho, escritor, historiador, jornalista, compositor, crítico de cinema e roteirista. Esta quinta edição do projeto presta homenagens a mais 30 nomes. Toda a programação do Viva Vitalino é gratuita.