Uso cultural

Prefeitura de Caruaru recebe direito de uso da Estação Ferroviária

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/07/2018 às 12:23

Cessão da Estação Ferroviária é gratuita pelo prazo de 20 anos para atividades culturais
Foto: divulgação/Janaína Pepeu

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, conseguiu o direito real de uso do espaço da Estação Ferroviária, que era ocupado há mais de uma década de forma irregular. De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação de Cultura e Turismo, o termo de cessão de uso concedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ao município foi publicado no dia 17 de julho no Diário Oficial da União.

No ano passado, foram criadas duas comissões, uma da gestão municipal e outra do Conselho de Cultura, para debater o processo de organização da Estação Ferroviária junto à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A comissão municipal retomou o diálogo com a Transnordestina, ANTT, DNIT e Fundarpe (órgãos reguladores) a fim de atender todas as orientações de conservação e de reparo de danos do espaço durante o processo de negociação do uso da estação. A cessão é gratuita pelo prazo de 20 anos, condicionada ao uso turístico e cultural dos espaços. O próximo passo é apresentar o projeto para o colegiado para definir a ocupação do armazém e do prédio da estação.