Religião

Lançamento da Romaria do Frei Damião será nesta terça em São Joaquim do Monte

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 31/07/2018 às 11:06
NOTÍCIA
Leitura:

Romaria do Frei Damião é realizada há 25 anos em São Joaquim do Monte
Foto: divulgação/Paróquia de São Joaquim do Monte

O lançamento da 25ª Romaria do Frei Damião será realizado na noite desta terça-feira (31) no município de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco. Este ano, o evento será de 30 de agosto a 2 de setembro. A festa será lançada durante a Missa do Romeiro, que é celebrada no último dia de cada mês, em preparação para as comemorações da Romaria.

No evento, os romeiros conhecerão a programação oficial, material de divulgação impresso, digital e audiovisual e outras informações, que serão apresentadas pelo padre Isael Torres, pároco e coordenador do evento. A Missa dos Romeiros será precedida de Terço Meditado e Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada a Padroeira dos Romeiros. A celebração eucarística será às 19h30 na Matriz de São Joaquim.

Confira a programação:

18h30 - Terço Meditado na residência de Dona Maria José da Silva, conhecida por Maria de seu Julhinho da Cohab Rua José Coelho Xavier, 02, Cohab. Em seguida, procissão de Nossa Senhora das Dores por ruas e avenidas.

19h30 Santa Missa dos Romeiros e Lançamento da Romaria do Frei Damião A Força da Fé, Transformando um Povo na Matriz de São Joaquim.

Polêmicas do ano passado

No ano passado, a Romaria do Frei Damião quase não era realizada. O então pároco da cidade, Pedro Antonio Filho, chegou a emitir uma nota dizendo que os custos para o evento eram altos e ainda havia pendências financeiras de anos anteriores. Além disto, o padre apontou que a situação da PE-112, nos trechos Camocim de São Félix/São Joaquim do Monte e Formigueiro/São Joaquim do Monte, estava precária e colocava em risco a vida dos romeiros e outros visitantes.

Após semanas de polêmicas, o bispo diocesano de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, confirmou a realização da Romaria, com a redução da programação. O evento foi realizado em três dias e contou com procissão e missas, além da tradicional caminhada de Camocim de São Félix a São Joaquim do Monte.

Romaria de Frei Damião

A tradicional romaria começou em 1993 e chegou a contar com a participação do Frei Damião, nos três primeiros anos. Ele deixou de participar após ficar com a saúde debilitada, e falecer em 1997. O evento, que geralmente acontece durante quatro dias (quinta a domingo) no mês de setembro, atrai milhares de fiéis todos os anos, e a programação inclui confissões, terços, louvores, apresentações culturais, entre outros.

 

Mais Lidas