Campanha

Semana de Aleitamento Materno começa nesta quarta-feira em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/08/2018 às 10:21

Leite materno tem tudo o que o bebê precisa nos primeiros meses de vida
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A Semana de Aleitamento Materno começa nesta quarta-feira (1º) e segue até 8 de agosto em todo o mundo. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a abertura acontece pela manhã na Casa de Saúde Bom Jesus. O objetivo do evento é incentivar e difundir o aleitamento materno como o alicerce de uma boa saúde não só na infância mas ao longo da vida. Há 126 anos, 150 países participam do movimento.

Nesta quinta-feira (2), haverá uma capacitação com o tema "Aleitamento materno e alimentação complementar: novos paradigmas e direcionamentos para a prática na Atenção Básica", na Unifavip Wyden. O evento será voltado para enfermeiros do NASF e da Atenção Básica. Além disto, a Secretaria de Saúde irá trabalhar, durante todo o mês, o tema do aleitamento materno nas unidades básicas de saúde.

O tema da semana este ano é "Amamentação é a base da vida" e de acordo com o Ministério da Saúde, expressa a ideia de que o aleitamento é importante não só no começo da vida, mas tem benefícios que perduram até a fase adulta. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa nos primeiros meses de vida, além de prevenir contra diarreia, doenças respiratórias, sobrepeso, hipertensão e diabetes na vida futura.

A campanha é resultado de uma parceria do Governo do Brasil com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).