SEBRAE

Empresária cria associação de pousadas charmosas em Porto de Galinhas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/08/2018 às 11:43

Pousada Tabajuba foi criada em 1995. Empresária contou com o apoio do Sebrae para crescer.
Foto: Luisi Marques/JC360

Neta e filha de donos de hotéis, a empresária Kiki Zonari sempre pensou em montar o seu próprio empreendimento. O sonho virou realidade, em 1995, quando ela abriu a pousada Tabajuba, na praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul pernambucano. "Eu me propus a fazer uma pousada charmosa. E que ela fosse charmosa do começo ao fim, desde a entrada, nos pequenos detalhes, de fazer esse cantinho um lugar especial. Eu não queria só cobrar uma diária, eu queria entregar mais", destaca Kiki.

No começo, nem tudo foi fácil. Ela lembra que foi preciso fechar durante um mês inteiro e dar férias coletivas para os funcionários. Para que o negócio desse certo, a empresária buscou o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

"Eu conheci o Sebrae em 2011 e através da instituição eu resolvi montar uma associação. Era importante para mim ter mais pousadas charmosas na área, porque atrairia um público maior que compra esse tipo de produto, que dá valor a esse tipo de detalhes", relembra.

Foi no Sebrae que ela conheceu a gestora de projetos Kátia Georgina, que acompanhou de perto o trabalho desenvolvido junto à pousada. "Kiki tem utilizado vários serviços do Sebrae. Desde o apoio ao associativismo, consultoria de gestão, de gestão de pessoas, de liderança, para desenvolver as equipes, consultoria de inovação", explica a representante do Sebrae.

Feliz e realizada com a sua pousada, a empresária destaca a importância do Sebrae para melhorar os serviços oferecidos. "É importante a maneira com que os consultores já chegam, com carinho e muita informação preciosa. Esses consultores realmente fizeram muito para melhorar o atendimento e, consequentemente, o faturamento. É o maior retorno do imposto que eu pago, ter o Sebrae como parceiro. De verdade", finaliza.