Projeto

Via Parque será nova opção de mobilidade em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/08/2018 às 8:49

Projeto Via Parque foi apresentado nessa quinta-feira (9) em Caruaru
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

Considerado uma nova opção de mobilidade urbana que atravessará a cidade de leste a oeste, o projeto Via Parque foi lançado nessa quinta-feira (9) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O projeto - que contempla 7 mil metros de intervenção - contará com implantação de ciclovia, ciclofaixas, pistas de cooper, bicicletários, academias, quadras poliesportivas, praças de convivência, ecopontos e nova iluminação.

O projeto será dividido em três eixos: centro, leste e oeste da cidade. A primeira etapa, localizada no eixo centro, a partir da BR-104 (início da Avenida Rui Barbosa) até o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, terá 2,2 quilômetros de extensão e um custo de R$ 4,8 milhões. Além dos espaços de lazer desde as crianças até pessoas da terceira idade, o projeto irá contemplar cerca de 14 bairros da cidade. Cerca de 150 mil pessoas serão beneficiadas.

Após o início das obras, o prazo de conclusão é de 150 dias
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

De acordo com o arquiteto Swami Lima, responsável pelo projeto, a gestão irá utilizar o modelo de mobilidade ativa (não motorizada). "Vamos usar este tipo de mobilidade para fazer esta integração entre pontos simbólicos da cidade, utilizando a Estação Ferroviária como elemento âncora deste projeto, fazendo sua ligação com a zona oeste e a zona leste de Caruaru", explicou, por meio da assessoria de imprensa.

Para a prefeita da cidade, Raquel Lyra, o projeto será a realização de um sonho. "A ideia é que a Via Parque funcione todos os dias, com espaços de lazer permanentes para a população usufruir, trazer seus familiares e conhecer ainda mais a cidade", pontua. Na ocasião, também foi lançado o edital de licitação da Via Parque, que será realizada com recursos do Finisa. Após o início das obras, o prazo de conclusão é de 150 dias.