Prerrogativas

OAB realiza ato de desagravo em favor de advogado preso em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/08/2018 às 8:18

Advogado Sávio Delano foi preso no mês passado após uma confusão em um sindicato
Foto: reprodução de vídeo

Um ato de desagravo público promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) será realizado nesta terça-feira (21), às 10h, em frente à sede do Batalhão Integrado Especializado (Biesp) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, em favor do advogado Sávio Delano. O advogado foi preso no mês passado durante uma confusão na sede de um sindicato da cidade.

De acordo com a OAB, a prisão realizada por policiais militares foi arbitrária, já que o advogado estava no exercício da profissão. Sávio Delano foi preso no dia 5 de julho suspeito de desacato a autoridade. Após a divulgação da programação pela OAB, notícias falsas de que o ato previa o pedido de fechamento do 1º Biesp se espalharam pelas redes sociais.

Através do Facebook, o presidente da OAB Seccional Caruaru, Felipe Sampaio, informou que o ato não é contra a PM nem contra o Biesp. "O desagravo acontecerá num clima de tranquilidade e de respeito às instituições e às pessoas envolvidas, mas com toda altivez e coragem necessárias para mostrar nossa absoluta indignação e repulsa frente aos excessos e ilegalidades de que foi vítima o nosso colega, que antes de mais nada é um cidadão e merece respeito e especialmente no exercício de sua profissão", escreveu.

Caravana das Prerrogativas

O ato faz parte da programação da Caravana Nacional das Prerrogativas, uma iniciativa do Conselho Federal da OAB em parceria com as seccionais para "inspecionar e assegurar as prerrogativas dos advogados e advogadas do País".

Participam do evento o presidente do CFOAB, Claudio Lamachia, o presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, o presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cássio Telles, e o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB-PE, Antonio Faria. À tarde, a Caravana seguirá para a sede da OAB-PE, no Recife, onde haverá um encontro com advogados e estudantes de Direito para debater temas ligados à defesa das prerrogativas.