Saúde

Hospital São Sebastião começará a funcionar com 40% da capacidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/08/2018 às 9:51

Hospital São Sebastião está fechado desde 2004
Foto: reprodução/TV Jornal

O Hospital São Sebastião, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, começará a funcionar com 40% da capacidade. A reinauguração da unidade saúde - que está fechada desde 2004 - será nesta sexta-feira (31).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o hospital deve atingir a totalidade do funcionamento em 60 dias. "Essa medida favorece a estruturação da unidade e permite a integração dos serviços e dimensionamento da demanda", diz nota da pasta enviada à imprensa.

A reabertura do HSS será realizada a partir das 11h pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa. Ao todo, foram investidos mais de R$ 10 milhões nos equipamentos, reforma e qualificação do serviço, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro Maurício de Nassau.

A unidade irá atuar como retaguarda do Hospital Regional do Agreste e terá como perfil o atendimento de média e alta complexidade em clínica médica.

Ação civil pública

No início do mês de agosto, o Ministério Público de Pernambuco ajuizou uma ação civil pública para que o Estado restabelecesse as atividades do São Sebastião e sanasse irregularidades no HRA.

Polêmicas

Há um ano, o São Sebastião foi alvo de divergências entre a Prefeitura de Caruaru e o Governo do Estado. A prefeita Raquel Lyra defendia a municipalização da unidade de saúde; já o Governo do Estado, que inicialmente apontava para a municipalização, mudou de ideia. Na ocasião, Raquel Lyra lamentou uma suposta decisão política do Governo.

Veja na reportagem do "TV Jornal Notícias", da TV Jornal Interior: