Novidade

Agentes de saúde recebem tablets para otimizar atendimento em Passira

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 30/08/2018 às 10:33

Entrega de 68 tablets será realizada aos agentes comunitários de saúde
Foto: divulgação

A prefeitura de Passira, no Agreste de Pernambuco, realizará nesta sexta-feira (31) a entrega de 68 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A solenidade está agendada para as 9h, no auditório da Escola Municipal Maurina Rodrigues. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Gyna Karine, os equipamentos vão otimizar o atendimento oferecido as famílias locais.

Os agentes, divididos por Unidades Básicas de Saúde (UBS), passarão por capacitação para a melhor utilização do aparelho, que contará com o aplicativo do E-SUS. Com a novidade, as fichas manuais serão substituídas pelo tablet e as informações domiciliares seguirão em tempo real (online) para o banco de dados do Ministério da Saúde, por meio do aplicativo e-SUS.

Segundo a secretária, a tecnologia vai facilitar o planejamento das ações dos territórios de todos os agentes de saúde. "Logo após a capacitação (ACS), eles vão porta a porta de forma mais fácil na coleta das informações. Isso vai ajudar muito no planejamento da secretaria de Saúde, porque a partir do momento em que eles alimentam o sistema diretamente, a gente vai ter toda tabulação dos dados", explicou Gyna. Ela também adiantou que a saúde municipal será contemplada com dois carros modelo Onix. Passira ainda receberá neste segundo semestre, por meio da liberação de emenda parlamentar, mais quatro carros e uma ambulância.