São Joaquim do Monte

Romaria do Frei Damião começa nesta quinta com Procissão das Velas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/08/2018 às 11:18

Procissão das Velas é realizada com a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira dos romeiros
Foto: divulgação/Paróquia de São Joaquim do Monte

A 25ª edição da Romaria do Frei Damião começa nesta quinta-feira (30) e segue até o domingo (2) na cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco. A programação começa com recitação do terço e a Procissão das Velas com a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira dos romeiros.

A caminhada sairá às 19h da Igreja Matriz até o Cruzeiro do Frei Damião, onde será celebrada uma missa. O trajeto será iluminado por lanternas produzidas com o uso de vela, simbolizando a luz de Cristo. Todos os dias de romaria terá recitação do Oficio da Imaculada Conceição, sucedida de celebração eucarística ou cânticos das Santas Missões.

A programação conta ainda com confissões, terços, louvores, entre outros. Cerca de 100 mil romeiros são esperados nos quatro dias de evento. A concentração maior de pessoas é no domingo.

História

Criada em 1993, a tradicional Romaria do Frei Damião foi idealizada pelo padre Pedro Antônio Filho, que passou por São Joaquim do Monte e hoje é pároco de Taquaritinga do Norte, também no Agreste do Estado. Atualmente, a coordenação do evento é realizada pela Diocese de Caruaru e pelo padre Isael Torres, pároco da Terra da Romaria.