Caruaru

Adolescentes são internadas após participarem do desafio da Boneca Momo

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 31/08/2018 às 10:20

Desafio da Boneca Momo leva crianças e adolescentes a se automutilarem
Foto: reprodução

Duas adolescentes de 13 e 14 anos foram internadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Boa Vista, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, supostamente após participarem do desafio da Boneca Momo.

Segundo a mãe de uma das vítimas, as adolescentes estavam com vários cortes nos pulsos e no ombro. A mãe de uma delas relatou que a filha utilizava casacos de mangas longas e que não percebeu comportamentos estranhos.

As famílias encontraram mensagens e vídeos trocados nos celulares das jovens, que apontavam a participação delas no desafio. Elas chegaram a desmaiar na sala da escola em que estudam, que faz parte da rede municipal da cidade.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, as adolescentes foram atendidas após ingerirem uma grande quantidade do medicamento diazepam. A pasta informou ainda que está dando toda assistência às adolescentes, que serão encaminhadas à Unidade Infanto-Juvenil para acompanhamento psicológico. As jovens passaram por uma lavagem estomacal e devem receber alta ainda nesta sexta-feira (31).

Já a Secretaria de Educação lamentou o ocorrido com as estudantes da rede municipal de ensino e informou que o fato não aconteceu dentro da escola. De acordo com a nota, as alunas chegaram à unidade de ensino e só sentiram-se mal durante uma aula. A Seduc disse que a escola prestou atendimento inicial, acionando as famílias. As estudantes foram encaminhadas para unidade de saúde.

A secretaria disse ainda que vem desenvolvendo um trabalho de conscientização dentro das escolas através do departamento Psicossocial, com o objetivo de "inibir a proliferação desse mal que reflete o que está ocorrendo no Brasil inteiro". O caso será investigado pela Polícia Federal.

Desafio da boneca Momo

Semelhante ao desafio da Baleia Azul, o jogo da boneca Momo consiste em diversos desafios que levam crianças e adolescentes a se auto mutilarem e até cometerem suicídio. O "tutor" do desafio fazia exigências a partir da construção de terror psicológico, chamando as adolescentes de "fracas".