Saúde

Após 14 anos, Hospital São Sebastião é reaberto em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 31/08/2018 às 11:39

Cerimônia de reinauguração foi realizada nesta sexta-feira (31)
Foto: Priscila Martins/TV Jornal Interior

O Hospital São Sebastião, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi reinaugurado nesta sexta-feira (31), durante a campanha eleitoral de 2018, após passar 14 anos fechado. A cerimônia de reabertura contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de R$ 10 milhões foram investidos nos equipamentos, reforma e qualificação da unidade, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro Maurício de Nassau.

O hospital irá atuar como retaguarda, ajudando a diminuir a demanda do Hospital Regional do Agreste (HRA), que enfrenta superlotação. O perfil será o atendimento de média e alta complexidade em clínica médica. Segundo a Secretaria de Saúde, o São Sebastião começa a funcionar com 40% da capacidade e passará a operar totalmente dentro de 60 dias.

Ação civil pública

No início do mês de agosto, o Ministério Público de Pernambuco ajuizou uma ação civil pública para que o Estado restabelecesse as atividades do São Sebastião e sanasse irregularidades no HRA.

Polêmicas

Há um ano, o São Sebastião foi alvo de divergências entre a Prefeitura de Caruaru e o Governo do Estado. A prefeita Raquel Lyra defendia a municipalização da unidade de saúde; já o Governo do Estado, que inicialmente apontava para a municipalização, mudou de ideia. Na ocasião, Raquel Lyra lamentou uma suposta decisão política do Governo.