ELEIÇÃO

Lula já indicou Haddad como substituto na corrida presidencial, diz Humberto

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/09/2018 às 9:42

Humberto Costa (PT)
Foto: Ana Maria Miranda

Com informações de Ana Maria Miranda, do NE10

Líder da oposição no Senado, o senador Humberto Costa (PT) afirmou neste sábado (1º) que o ex-presidente Lula (PT) já indicou que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) será o substituto na corrida presidencial. Segundo Humberto, caberá a Lula decidir se o PT vai insistir em recursos ou se a substituição já se dará agora.

Um dia após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o registro de Lula como candidato a presidente, Fernando Haddad veio fazer atos de campanha na terra natal do ex-presidente, as cidades de Caetés e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

"A manifestação do presidente até agora é que se ele não for candidato, o candidato será o ex-prefeito e ex-ministro (Fernando Haddad). Isso inclusive já foi uma coisa absolvida pela militância, pelos partidos que compõem (a coligação, PCdoB e PROS). Porém, nós vamos aguardar que o presidente se manifeste. Até agora, a forma como ele tem conduzido esse processo tem sido adequada", afirmou.

Crítica

"Sempre entendemos e continuamos a entender que a candidatura de Lula tinha legitimidade e base legal. Tanto é que houve um voto, do ministro Fachin. Portanto, me parece que foi muito mais uma decisão política se a gente julgar até mesmo pelo momento em que ela foi tomada e as consequências que haviam naquela primeira resolução. Mas vamos ver como vamos enfrentar isso aí. Tanto cabem recursos, quanto podemos tomar uma decisão que vai depender única e exclusivamente do presidente Lula, vamos aguardar o posicionamento dele, de uma substituição. Mas eu acho que foi um dia muito triste para a Justiça brasileira", disse ainda.