Água

Projeto de saneamento avança em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/09/2018 às 11:00

Unidade terá a capacidade de tratar o volume de 355 litros por segundo
Foto: Divulgação

A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, foi visitada nessa quarta-feira (5), por técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para verificações da obra. A construção também conta com interceptores nas margens do Rio Capibaribe, para a coleta de esgoto da cidade.

De acordo com a assessoria da empresa, o planejamento conta também com a construção de estações de bombeamentos e emissários, que irão transportar o esgoto até as ETE. O projeto visa garantir o saneamento da cidade até 2038. Ainda de acordo com a assessoria, a unidade terá a capacidade de tratar o volume de 355 litros por segundo - alcançando o tratamento de 1 bilhão de litros de esgoto, por mês.

Segundo o diretor da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, a implantação favorece toda a cidade. "Além de beneficiar a população com serviços de coleta e tratamento de esgoto, essa obra é uma importante ação para a vida do Rio Capibaribe, ao cuidar do manancial que corta toda a cidade e muitas outras até chegar ao Recife", disse. A obra de esgoto está em fase de concretagem das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).